banner

Carta do CEO

"O trânsito é um problema com que todos os condutores se deparam num momento das suas vidas."

" Isto afecta milhões de pessoas por todo o mundo e tem sérios efeitos nos condutores, a nível pessoal, profissional e social."

"Ao longo dos anos, a TomTom tem trabalhado no desenvolvimento do melhor sistema de condução no trânsito, de modo a ajudar as pessoas a ultrapassarem o trânsito rapidamente. Podemos já reduzir o tempo das deslocações dos condutores TomTom até 15%. "

"A TomTom tem uma solução viável, custo-benefício imediato para reduzir o congestionamento de tráfego em larga escala. Isto não envolve construção de estradas ou introdução de esquemas de congestionamento, mas simplesmente fazer com que as nossas estradas fluam de forma mais eficiente. Milhões de pessoas a conduzir em conjunto irá reduzir o tráfego para todos."

Apresentação

Os congestionamentos de tráfego são um problema com o qual praticamente todos os condutores têm de lidar em algum momento das suas vidas.

Afectam milhões de pessoas em todo o mundo e têm consequências graves nos condutores a um nível pessoal, profissional e social.

Basicamente, as paragens de trânsito impedem as pessoas de chegarem onde querem ir. Podem impedir um Pai ou uma Mãe de dar um beijo de boas noites ao seu filho. Podem tornar o início de um feriado em família lastimoso, em vez de divertido. O trânsito chega a ter implicações ao nível físico e psicológico, as quais estamos apenas a começar a descobrir.

No mundo dos negócios, os congestionamentos de tráfego são responsáveis pela perda de milhares de milhões em produtividade. O seu impacto no meio ambiente, em termos de emissões adicionais de CO2 e de maiores consumos de combustível, é enorme.

Actualmente estima-se que circulem mil milhões de automóveis nas nossas estradas de todo o mundo. É um número elevado. E os congestionamentos de trânsito são um grande problema, com o qual praticamente todos os Governos se debatem. As autoridades de trânsito/Traffic officials enfrentam desafios em torno das restrições ao nível da exequibilidade financeira, do aumento das emissões e da growing driver need.

Para muitos condutores, os congestionamentos de tráfego tornaram-se inevitáveis - algo sobre o qual não têm, simplesmente, qualquer influência.

Cremos ter chegado o momento de desafiar a tradicional forma de pensar no que concerne aos congestionamentos de tráfego.

Há uma forma de reduzir os congestionamentos de tráfego.

Ao longo dos anos, a TomTom tem trabalhado no desenvolvimento do melhor sistema de navegação de trânsito, de forma a ajudar as pessoas a ultrapassarem o trânsito mais rapidamente. Somos já capazes de reduzir até 15% o tempo das deslocações dos condutores TomTom.

Futuramente, quando 10% dos condutores utilizarem o sistema de navegação HD Traffic™ da TomTom dar-se-á aquilo a que os especialistas chamam de 'efeito colectivo'. Essencialmente, as nossas redes de estradas começarão a balance out e reduziremos os engarrafamentos de trânsito de todas as pessoas.

Este passo é muito significativo.

A TomTom oferece uma solução imediata, viável e rentável, para a redução dos congestionamentos de tráfego em larga escala. Esta solução não implica a construção de estradas ou a introdução de esquemas de congestionamento, mas simplesmente fazer com que as nossas estradas fluam de forma mais eficiente. Milhões de pessoas que conduzem em conjunto assistirão todas a uma redução do tráfego.

Adicionalmente, cada condutor poderá dar o seu contributo para a redução do tráfego em determinada medida, ao recorrerem às informações fornecidas pelo HD Traffic da TomTom para planearem as suas viagens perto de uma hora na qual a sua rota seja a menos congestionada.

Acreditamos genuinamente que a TomTom tem um papel a desempenhar no que respeita a ajudar a reduzir os congestionamentos dos países de todo o mundo. Mas não nos é, evidentemente, possível fazê-lo sozinhos. A TomTom é somente uma organização integrada num amplo ecossistema, constituído por Governos, instituições, empresas e indivíduos. Esperamos que através de um trabalho conjunto possamos criar soluções melhores e mais rápidas.

Estamos hoje apenas a iniciar a nossa jornada em direcção à redução dos congestionamentos de tráfego. A nossa missão é difícil e surgirão muitos desafios ao longo do caminho, mas estamos empenhados em desempenhar o nosso papel no que toca ao desenvolvimento de um mundo no qual todos tenham maior liberdade de movimentos.

Harold Goddijn
CEO, TomTom

Missão e Factos

Temos como missão uma redução dos congestionamentos de tráfego para todos.

Actualmente conseguimos, onde há tráfego, uma redução em até 15% do tempo das deslocações dos condutores TomTom.

Futuramente, quando 10% dos condutores utilizarem o sistema de navegação HD Traffic™ da TomTom, dar-se-á um 'efeito colectivo', sendo que pretendemos reduzir os tempos das deslocações de todos em até 5% onde haja tráfego.

Os condutores que utilizam o sistema de navegação HD Traffic da Tom Tom mantêm uma ligação constante à Internet; desta forma são os primeiros a ter conhecimento da disponibilização de rotas mais rápidas.

Futuramente faremos a melhor utilização possível da rede de estradas existente para todos, reduzindo assim os congestionamentos de tráfego.

A Nossa Missão

Temos como missão uma redução dos congestionamentos de tráfego para todos.

Actualmente conseguimos, onde há tráfego, uma redução em até 15% do tempo das deslocações dos condutores TomTom.

Futuramente, quando 10% dos condutores utilizarem o sistema de navegação HD Traffic™ da TomTom, dar-se-á um 'efeito colectivo', sendo que pretendemos reduzir os tempos das deslocações de todos em até 5% onde haja tráfego.

Os condutores que utilizam o sistema de navegação HD Traffic da Tom Tom mantêm uma ligação constante à Internet; desta forma são os primeiros a ter conhecimento da disponibilizaçãpo de rotas mais rápidas.

Futuramente faremos a melhor utilização possível da rede de estradas existente para todos, reduzindo assim os congestionamentos de tráfego.

Conseguiremos ser bem sucedidos nesta missão graças às inovações que fizemos ao nível da navegação de tráfego.

O sistema de navegação HD Traffic da TomTom combina as mais precisas informações de tráfego do mundo com uma tecnologia dinâmica de orientação de rotas. Não se limitando a informar simplesmente o condutor relativamente à actual situação do trânsito, o sistema HD Traffic da TomTom orienta activamente o condutor ao longo da rota menos congestionada, o que resulta num efeito positivo nos tempos de deslocações de todos.

As informações do HD Traffic da TomTom são as mais precisas do mundo, uma vez que tem uma maior cobertura de quilómetros de estradas, tanto ao nível das estradas principais como das secundárias. Apresenta relatórios mais precisos dos congestionamentos de tráfego, apresentando igualmente actualizações mais frequentes do que em qualquer outro serviço, com actualizações a cada 2 minutos.

A TomTom está a embarcar nesta importante missão porque adoramos a condução e detestamos o tráfego. Sabemos que milhões condutores de todo o mundo sentem o mesmo.

Sabemos que os congestionamentos de tráfego não deixarão de existir, mas podemos fazer algo de significativo para reduzi-los.

A comunidade de condução TomTom é fundamental para o sucesso da nossa missão. O impacto causado pelos congestionamentos de tráfego sobre milhões de condutores TomTom será reduzido não só ao nível deles mesmos, como de todos os condutores em seu torno.

Esperamos aumentar ainda mais o poder da comunidade de condução da TomTom, com mais pessoas a utilizar as nossas informações de tráfego de elevada precisão no planeamento das suas deslocações perto de uma hora na qual a sua rota seja a menos congestionada.

Não conseguimos vencer os congestionamentos sozinhos e estamos, por esse motivo, desejosos de trabalhar com empresas, organizações e governos de forma a causar maior impacto.

O nosso objectivo é quantificar, ao longo do tempo, o impacto do nosso sistema de navegação de tráfego nas três principais áreas - tempo, saúde e ambiente.

  • Tempo > redução do tempo das deslocações
  • Saúde > redução do stress e do impacto nas vidas pessoais
  • Ambiente > redução do consumo de combustível e das emissões de CO2

Traffic Manifesto da TomTom: Um ano depois

Um ano após o compromisso de reduzir os níveis de trânsito para todos, o Traffic Manifesto da TomTom já alcançou marcos consideráveis:

  • Duplicação do número de condutores a utilizar a tecnologia TomTom HD Traffic
  • Extensão global do TomTom HD Traffic passando de 8 a 22 países, incluindo EUA e Austrália
  • Integração do TomTom HD Traffic na navegação automóvel em parceria com a Renault, Fiat, Toyota, Mazda e Sony

"É apenas o começo. Continuaremos a trabalhar para alcançar o objectivo primordial do Traffic Manifesto, reduzir o nível de trânsito para todos"
refere Harold Goddijn, CEO da TomTom

Clique para fazer o download do PDF 'Traffic Manifesto da TomTom: Um ano depois':
Download PDF

Manifesto

Temos como missão uma redução dos congestionamentos de tráfego para todos.

Actualmente conseguimos uma redução em até 15% do tempo das deslocações dos condutores TomTom.

Futuramente, quando 10% dos condutores utilizarem o sistema de navegação HD Traffic™ da TomTom, dar-se-á um 'efeito colectivo', sendo que pretendemos reduzir os tempos das deslocações de todos em até 5% onde haja tráfego.

Faremos a melhor utilização possível da rede de estradas existente, reduzindo assim os congestionamentos de tráfego para todos.

O nosso Manifesto de Tráfego define as quatro principais áreas de actuação.

  1. Incentivaremos e inspiraremos as pessoas no sentido de desempenharem um papel na redução dos congestionamentos.
  2. Aumentaremos a disponibilidade do HD Traffic da Tom Tom.
  3. Seremos líderes na melhoria contínua da tecnologia de tráfego e orientação de rotas.
  4. Articularemos os principais agentes de tráfego para a partilha de ideias e avanço das principais acções.

O nosso compromisso com a redução dos congestionamentos de tráfego é genuíno e mantê-lo-emos num longo prazo. Estamos também empenhados no acompanhamento e comunicação dos progressos face às quatro principais áreas de actuação do nosso manifesto de forma aberta, transparente e oportuna.

Clique aqui para transferir o PDF do Manifesto:
Download PDF

1. Incentivaremos e inspiraremos as pessoas no sentido de desempenharem um papel na redução dos congestionamentos de tráfego.

A nossa missão é arrojada: visamos a redução dos congestionamentos de tráfego para todos. Pretendemos construir uma comunidade de condutores, os quais, conduzindo como um conjunto, irão encurtar o tempo das deslocações em até 5% para todos os condutores. Temos como objectivo a construção da nossa comunidade de condução, de forma a representar 10% de todos os veículos que circulam nas estradas.

Actualmente

O sistema de navegação HD Traffic da TomTom é já utilizado por mais de um milhão de pessoas em toda a Europa. E é por sabermos que as vantagens que difundem a adopção do nosso sistema de tráfego servirão os níveis pessoal, social e ambiental, que a comunicação da nossa missão é uma das prioridades centrais da TomTom.

Futuramente

  • Empreenderemos uma campanha de sensibilização dos consumidores no sentido de ajudarem as pessoas a compreender o impacto que uma alteração no seu comportamento de condução actual terá futuramente no seu próprio mundo e no mundo em seu torno.
  • Poremos em prática a maior experiência de condução de consumidores do mundo. Os resultados da experiência proporcionarão prova tangível das vantagens da condução com orientação de tráfego para incentivar uma maior adesão
  • Criaremos uma exposição itinerante educativa sobre tráfego, na qual especialistas em estilos de vida e líderes de consumidores explicarão os benefícios da condução com sistemas de informações de tráfego e de navegação inteligente.
  • Trabalharemos com os nossos parceiros para ajudar a incentivar as pessoas a fazerem a actualização para sistema de navegação HD Traffic da TomTom e entregarem os seus dispositivos não conectados existentes.
  • Compensaremos os condutores activos da comunidade TomTom. Reconheceremos os condutores que mantiverem os seus dispositivos conectados activos e os condutores que reportem informações relacionados com o tráfego para o bem da comunidade.

2. Aumentaremos a disponibilidade do HD Traffic™ daTomTom.

Se a nossa missão é sermos bem sucedidos, o sistema de navegação HD Traffic da TomTom tem de ser disponibilizado ao máximo de pessoas possível em todo o mundo. Deve ser também disponibilizado em várias plataformas. O nosso objectivo é derrubar todas as barreiras, possibilitando às pessoas em toda a parte uma condução com o sistema de navegação HD Traffic da TomTom, utilizando-o da forma que pretendam.

Queremos também que o máximo de pessoas possível possam aceder às informações do HD Traffic da TomTom antes do início das viagens. Por enquanto estamos ainda num nível muito superficial em termos de disponibilização, mas estamos dispostos a trabalhar com todos os que possam ajudar a levar as informações de tráfego onde as pessoas consigam dar-lhes melhor uso.

Actualmente

A nossa tecnologia de tráfego é actualmente utilizada por mais de um milhão de condutores através de smartphones, dos dispositivos de navegação pessoais TomTom e, futuramente, através de sistemas embutidos no painel de instrumentos. Está comprovado por testes independentes que é bastante superior às informações de tráfego tradicionais das quais os motoristas tiveram conhecimento. Gostaríamos que mais pessoas o utilizassem e sentissem a diferença. Descobrimos que depois de utilizarem o HD Traffic, as pessoas não querem conduzir novamente sem ele.

Futuramente

Nos próximos anos vamos:

  • Aumentar o número de condutores que utilizam o sistema de navegação HD Traffic da TomTom.
  • Expandir a cobertura do HD Traffic para 29 países
  • Disponibilizar a nossa tecnologia líder em plataformas móveis. Pretendemos que o sistema de navegação HD Traffic da TomTom seja utilizado por milhões de pessoas através de smartphones.
  • Desenvolver relacionamentos com fabricantes automóveis, visando tornar o sistema de navegação HD Traffic da TomTom como o sistema de navegação embutido no painel de instrumentos de série/standard.
  • Desenvolver relacionamentos com canais de Internet, televisão e rádios regionais e locais e emissoras no sentido de lhes disponibilizarmos as nossas informações superiores do HD Traffic. Pretendemos alcançar dezenas de milhões de pessoas.

3. Seremos líderes na melhoria contínua da tecnologia de tráfego e orientação de rotas.

A TomTom é o criador do sistema de navegação de tráfego mais preciso do mundo; o resultado de anos de pesquisa e desenvimento.

O sistema de navegação HD Traffic™ da TomTom é uma fusão das melhores informações de tráfego com um motor dinâmico de orientação de rotas. A combinação das melhores informações de tráfego com a melhor tecnologia de rotas é absolutamente única.

Os especialistas em tráfego concordam e os testes do sector provam que as informações do HD Traffic da TomTom são as melhores. A TomTom cobre mais quilómetros de estrada tanto ao nível das estradas principais como das secundárias. Reporta os congestionamentos de tráfego com maior precisão e actualiza também com maior frequência do que qualquer outro serviço.

De impacto crucial para a nossa missão, o nosso sistema de informações HD Traffic torna-se melhor e mais preciso à medida que cada vez mais pessoas o utilizam. Assumimos o compromisso de manter a nossa posição de liderança na navegação de tráfego e no suporte da próxima geração de talentos ao nível do tráfego.

Actualmente

O sistema de navegação HD Traffic da TomTom já deu provas de que consegue fazer com que os condutores superem o tráfego mais depressa do que com qualquer outro serviço - e testes independentes de fontes credíveis provam-no. Durante os últimos três anos, investimos no desenvolvimento do nosso sistema de tráfego para uma elevada qualidade necessária a um grande impacto no tráfego a larga escala. Dedicamo-nos a um aperfeiçoamento contínuo do nosso sistema de navegação de tráfego em todos os aspectos, recorrendo aos melhores talentos da nossa indústria e estabelecendo parcerias com os melhores académicos na área do tráfego. Patrocinamos os futuros talentos relacionados com o tráfego e damos suporte a projectos tecnológicos globais para a descoberta de novas soluções para os problemas do tráfego.

Futuramente

Nos próximos anos vamos:

  • Melhorar continuamente a precisão do nosso sistema de navegação nos países de todo o mundo.
  • Implementar e co-financiar uma importante experiência para a medição do impacto da tecnologia nos congestionamentos das estradas e fornecer um ponto de referência ao nível de tecnologia para outras cidades.
  • Estabelecer uma Fundação de Tráfego da TomTom, dedicada ao desenvolvimento dos nossos conhecimentos sobre tráfego.
  • Construir uma rede mais ampla de parceiros de navegação de tráfego provenientes de universidades e organizações de pesquisa de todo o mundo
  • Desenvolver de forma progressiva modelos melhores para a previsão da redução dos congestionamentos, os quais revelarão áreas adicionais para o aperfeiçoamento do nosso sistema de navegação HD Traffic.

4. Articularemos os principais agentes de tráfego para a partilha de ideias e avanço das principais acções.

A TomTom A TomTom é somente uma organização integrada num amplo ecossistema, constituído por Governos, instituições, empresas e indivíduos. Somente juntos conseguiremos encontrar respostas para a gestão de tráfego do futuro. A TomTom pretende fazer com que os principais agentes se debrucem sobre o impacto dos congestionamentos de tráfego do nosso mundo; para que assim possamos trabalhar em conjunto na procura de soluções para a sua gestão.

Actualmente

A TomTom trabalha actualmente com Governos, instituições, empresas e indivíduos numa série de iniciativas levadas a cabo em todo o mundo. Nestas iniciativas incluem-se versões experimentais e pilotos de tráfego inovadores para testar novas abordagens e ideias.

Futuramente

Os nossos planos para o futuro incluem:

  • A organização de uma conferência de tráfego anual, reunindo os profissionais de maior talento do nosso sector.
  • Parcerias com Governos e aconselhamento citadino e planeamento de rotas, de forma a auxiliar a previsão e redução de congestionamentos nas estradas.
  • Parcerias com organizações ambientais e verdes para a descoberta de novas formas através das quais a getão do tráfego pode reduzir as emissões de CO2.
  • Criação de um espaço Web público, no qual as possas podem introduzir comentários e ideias para o combate aos congestionamentos. Este fórum público tornar-se-á num espaço para discussões e debates construtivos.
  • A organização de engarrafamentos de trânsito' regionais, com o objectivo de reunir estudantes para uma aprendizagem, exploração e partilha a partir de especialistas em tráfego e uns dos outros.

Sumário executivo

As pessoas que utilizam os dispositivos com HD Traffic™ activo para contornar os congestionamentos de tráfego conseguem normalmente reduzir os seus tempos de deslocação médios em até 15%.

O efeito colectivo de 10% dos condutores a utilizar os dispositivos com HD Traffic activo pode reduzir os tempos de deslocação médios para todos os condutores em até 5%.

O motivo para que tal aconteça é o facto das acções da comunidade de condutores informados exercerem uma carga mais eficaz sobre o sistema de estradas, com vantagens para todos os condutores.

Os utilizadores informados não contribuem para os congestionamentos, fazendo desvios de rota que encurtam o atraso sofrido pelos condutores não informados, os quais ainda viajam pelas estradas congestionadas.

Clique aqui para descarregar a versão em formato PDF do Material de Referência Técnica:
Download PDF

banner

TomTom Route Planner

A nossa Promessa

  • "O nosso compromisso com a redução dos congestionamentos em grande escala é genuíno. Assumimos este compromisso a longo prazo."
  • Anne Frank escreveu 'Como é maravilhoso ninguém ter que esperar nem por um momento antes de começar a melhorar o mundo'.
  • "Seremos abertos e transparentes no progresso das nossas iniciativas."
  • "Acima de tudo, damos a nossa palavra de que fazemos todos os possíveis para combater diariamente os congestionamentos."

Este é o nosso sentimento na TomTom. E nada nos irá impedir.

Alternative video content

Alternative video content